Os textos de Donoso Cortés que compõem o presente volume foram escolhidos com a finalidade de dar ao leitor brasileiro o acesso mais amplo possível à obra de um pensador essencial não apenas para Ocidente, mas, mais especificamente, para o que resta da cristandade no Ocidente.
O primeiro dos textos aqui coligidos é uma Nota Biográfica, escrita logo após a morte do autor por Gavino Tejado, seu amigo e editor da primeira edição das suas Obras Completas, em cinco volumes, publicada em 1854, menos de um ano após o seu falecimento.
O Ensaio sobre o catolicismo, o liberalismo e o socialismo é a obra mais conhecida e editada internacionalmente do autor. Nela, Donoso busca provar, basicamente, duas coisas. A primeira, que é a cosmovisão católica a única verdadeira, racional e sustentável, tanto do ponto de vista dos seus fundamentos teóricos, como de suas consequências práticas. A segunda, como consequência lógica da primeira, que doutrinas que neguem os seus fundamentos são essencialmente erradas, anticientíficas, antinaturais e, no limite, conducentes a tragédias inomináveis. O liberalismo e o socialismo são só duas espécies de doutrinas racionalistas que o autor utilizou para ilustrar o seu argumento.
Seguem-se três discursos, proferidos pelo autor entre 1849 e 1850. Trata-se do Discurso sobre a ditatura, do Discurso sobre a situação geral da Europa e do Discurso sobre a situação da Espanha.
Completa o presente volume a Carta ao cardeal Fornari sobre o princípio gerador dos mais graves erros de nossos dias. Escrita em junho de 1852, este documento é o testamento filosófico do autor, onde se encontram, resumidas, todas suas posições acerca da Igreja e do homem em um mundo onde os erros se volatilizaram, pairando, na atmosfera, como partículas de um gás tóxico. É de certa forma também o seu escrito mais abertamente escatológico. Se o Ensaio é o seu Evangelho, esta Carta é o seu Apocalipse.
Ficha Técnica:ISBN: 9786584784178
Editora: Editora E.D.A.
Dimensões: 16.00 x 23.00 cm
Páginas: 584
Encadernação: Brochura
Edição: 1
Idioma: Português
Com zíper: Não
Idade mínima: 12
Idade máxima: 99