Tomás de Aquino vai dizer: todos falam de Deus. O argumento, devemos notar, não mostra que Deus, assim entendido, criou o mundo dos seres finitos.
No que diz respeito à investigação racional, permanece uma questão em aberto, assim como ele afirmou, se o mundo existiu ou não eternamente.
A disputa dos ateus com este argumento, como sua disputa com Avicena e Averróis, pode, antes de tudo, enfocar nas concepções de inteligibilidade e de explicação que são pressupostas por ele e eles apelarão contra essas concepções para uma gama de perspectivas modernas de explicação avançada pelos filósofos da ciência kantiana e neo-kantiana ou empirista ou materialista ou positivista.
O que esses apelos têm em comum é a rejeição da possibilidade de encontrar um arcabouço conceitual de relações de causa e efeito para além do mundo da natureza como ele é apresentado na experiência dos sentidos.
O universo natural, o conjunto de seres finitos, é, assim eles afirmam, não algo ao qual possamos atribuir uma forma de relação causal significativa.
Título original: God, Philosophy, Universities: A Selective History of the Catholic Philosophical Tradition
Tradução: André Gonçalves Fernandes
Ficha Técnica:ISBN: 9786586721881
Editora: Editora Devenir
Dimensões: 14.00 x 21.00 cm
Páginas: 340
Encadernação: Brochura
Edição: 1
Idioma: Português
Com zíper: Não
Idade mínima: 0
Idade máxima: 99