BiografiaFrédéric Bastiat
Nascido em 1801, Claude Frédéric Bastiat foi um economista, escritor e jornalista, que fez grandes contribuições para o avanço dos princípios libertários.
Sua influência é especialmente evidente nos campos de Escolha Pública, comércio internacional, direito e economia. Seu trabalho continua a inspirar estudiosos a melhorar nossa compreensão de como os estados e as economias funcionam.
Praticamente todos os livros e ensaios de Bastiat foram escritos nos últimos seis anos de sua vida, entre 1844 a 1850. Antes disso, ele vivia isolado em sua terra natal, no sudoeste da França.
Lá, ele se dedicava à administração de sua propriedade e ao estudo da economia política, especialmente aos trabalhos de pensadores como Adam Smith e Jean-Baptiste Say.
Em 1844, inspirado pelo sucesso da Anti-Corn Law League, Bastiat juntou-se aos economistas clássico-liberal francês com um artigo dedicado a “A influência das tarifas inglesas e francesas”.
Lá, ele argumentou que o fim das tarifas protecionistas, conhecidas como “Corn Laws”, estimularia o desenvolvimento na Inglaterra.
E esse desenvolvimento chegaria a tal ponto que ultrapassaria a França até então dominante — a menos que os franceses também abolissem suas tarifas.
Frédéric Bastiat produziu uma série de artigos, panfletos e livros defendendo o livre comércio e o laissez-faire. Pouco antes de sua morte, ele escreveu Harmonias Econômicas, sua (inacabada) magnum opus.
Além disso, escreveu dois de seus ensaios mais importantes, “A Lei” e “O que se vê e o que não se vê”.
Muitos dos escritos de Bastiat foram traduzidos para várias línguas estrangeiras e inspiraram movimentos liberais clássicos em toda a Europa e nos Estados Unidos.