BiografiaClaudio Tognolli
Claudio Júlio Tognolli (São Paulo, 23 de agosto de 1963) é um jornalista, músico e escritor, brasileiro, membro do Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ). É formado pela Universidade de São Paulo (USP) e doutorado em Ciências da Comunicação pela USP e em violão clássico e composição, com o maestro Hans Joachimm-Koellreutter. Seu coorientador de mestrado foi o psicólogo Timothy Leary, com quem fez a última entrevista no leito de morte.
É mestre em psicanálise, doutor em filosofia das ciências e livre-docente em história, todos os títulos pela USP. É diretor fundador da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji).
Entre seus prêmios constam o Esso, pela Abraji, o Jabuti de Literatura 1997 (livro "O Século do Crime"), e Grande Prêmio Folha de Jornalismo, em 1993, com Fernando Rodrigues, pela série de 500 reportagens intitulada "Conexão Manágua".
Escreveu a biografia do engenheiro de som Roy Cicala, para a editora Saraiva/Benvirá, e a "História do Politicamente Incorreto" (Record), com o humorista Danilo Gentili, ambos no prelo. Desde novembro de 2016, escreve a biografia do senador Delcídio do Amaral.
Em julho de 2017, ao lado de Joice Hasselmann e Felipe Moura Brasil, ancorou o programa Os Pingos nos Is, da rádio Jovem Pan. Fora seu trabalho na Jovem Pan, Tognolli também já trabalhou nas rádios CBN e Eldorado, e nas revistas Consultor Jurídico, Galileu, Rolling Stone, Joyce Pascowitch e Caros Amigos. Foi repórter especial do Jornal da Tarde e da Folha de S.Paulo, para quem foi correspondente nos EUA. Fez reportagens em 35 países. Foi colunista da AOL Brasil e do jornal digital Brasil 247 e mantém, desde 2014, um blog d