Este KIT é formado por sete obras de Otto Maria Carpeaux :
• Homens e Destinos
Ainda inéditos em livro, os trinta artigos desta coletânea foram todos publicados no Diário de São Paulo entre 1952 e 1958, a maior parte escrita depois da viagem que Carpeaux fez à Europa, em 1953. Após transcorrer seis meses em sua cidade natal, Viena, e não encontrando mais o “seu” continente europeu de antes, Carpeaux decidiu voltar definitivamente ao “novo mundo” que o tinha acolhido em 1939.
A diversidade de autores e assuntos presentes em Homens e Destinos é típica do gênio de Otto Maria Carpeaux: trata de alemães, franceses, americanos, ingleses, italianos, espanhóis, tchecos e russos; em geral são escritores, poetas, músicos e artistas plásticos; não falta, porém, o seu tanto de política, filosofia e educação. O leitor poderá apreciar toda a erudição e a verve do ensaísta que levaram Gilberto Freyre a declarar: “Carpeaux não é apenas um erudito de raro conhecimento enciclopédico, mas um autêntico mestre”.
• A cinza do Purgatório;
A cinza do Purgatório é uma coletânea de ensaios sobre literatura publicados originariamente no jornal Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, nos anos de 1941 e 1942.
Em A cinza do Purgatório o leitor verá Otto Maria Carpeaux em seu máximo esplendor. Os ensaios sobre Jacob Burckhardt, Santa Teresa de Ávila, Giambattista Vico, Franz Kafka, Joseph Conrad, Dostoiévsky, entre outros, estão entre as mais sublimes produções intelectuais em solo brasileiro. A obra é composta por 28 ensaios, divididos em três partes: Profecias, Interpretações e Julgamentos.
Esta nova edição de A cinza do Purgatório foi preparada por Eduardo Zomkovski e Diogo Fontana, a partir da análise dos originais publicados em jornal. As citações em francês foram traduzidas pelo poeta Wladimir Saldanha e as citações em latim pelo professor Ronaldo Bohlke.
• Origens e fins: Ensaios;
A primeira edição de Origens e Fins foi publicada em 1943. A obra é uma seleção de ensaios literários do mais alto valor estético e cultural. Os textos foram originariamente publicados em diversos jornais do Rio de Janeiro, e posteriormente compilados em livro. Junto com seu antecessor imediato, A Cinza do Purgatório, lançado um ano antes, Origens e Fins apresenta o crítico Otto Maria Carpeaux no ponto mais alto da sua trajetória intelectual.
Nesta nova edição os poemas citados contam com a tradução de Wagner Schadeck, tradutor de Goethe, Rilke, Hölderlin, Baudelaire, Dante, Keats, entre outros.
• O canto do violino - E outros ensaios inéditos;
Este volume é uma coletânea de 26 ensaios inéditos de Otto Maria Carpeaux, até então dispersos em jornais brasileiros, reunidos pela primeira vez. Os textos foram escritos entre 1948 e 1958.
Nestes ensaios, Carpeaux trata de diversos aspectos da música erudita, além de brilhantemente desenvolver formas musicais para questões literárias e vice-versa. “O Canto do Violino” é um livro para músicos, estudiosos e para o público interessado em geral.
• Respostas e perguntas;
Respostas e Perguntas foi publicado pela primeira vez em 1953. O livro é uma seleção de 15 ensaios magnificamente escritos que confirmam o talento e a versatilidade do nosso maior crítico literário.
Otto Maria Carpeaux comenta, com a erudição e a elegância de sempre, assuntos variados que vão do romance policial à obra de Machado de Assis; do teatro de Molière aos contos de Tchekov; de Anatole France a William Sommerset Maugham.
• Retratos e leituras;
Retratos e Leituras é o quarto livro escrito por Otto Maria Carpeaux no Brasil. A primeira edição foi publicada em 1953. Neste livro, mais uma vez, encontramos o grande crítico literário numa grande performance e na sua maior capacidade analítica, discutindo autores tais como Rilke, Baudelaire, Francisco Ayala, James Joyce, Friedriech Wilhelm Foerster, Jonathan Swift, Alexandro Mansoni, Lionel Trilling, E.M. Forster, entre outros.
Nos vinte ensaios que compõem este livro, Otto Maria Carpeaux apresenta assuntos e livros variados e o faz sempre com sua prosa deliciosa, e elegante, a qual, sem dúvida o qualifica entre os grandes escritores da língua portuguesa no Brasil.
Relatos e Leitura é mais um tesouro de alta cultura e erudição legado por Otto Maria Carpeaux aos leitores brasileiros.
• Caminhos para Roma - Aventura, queda e vitória do espírito
“Estamos em crise, quer dizer, estamos sem fé. Começou na Reforma, com a autocracia do indivíduo, o caminho funesto que, através do racionalismo, iluminismo, liberalismo, imperialismo, bolchevismo, conduz ainda ao horror do aniquilamento. Já não acreditávamos em nada e, enfim, tampouco em nós mesmos. Mas é impossível viver sem fé. Viver, aliás, já é um ato de fé. Por isso, preferimos morrer; crescem em progressão geomé trica as cifras de suicídio.
[...] O indivíduo e a comunidade reconheceram que viver e conviver são impossíveis sem positivas convicções de fé, como só a religião é capaz de oferecê-las. O Estado e a política recordam-se de fundamentos religiosos; a economia aspira a alcançar compromissos morais de antigamente. Mesmo as ciências até agora tão alheias à religião tornam a reconhecer a força vital indestrutível da postura religiosa, e chegaremos a ouvir que os resultados da pesquisa científica moderna já não são obstáculos, e sim suportes à fé. Mas ainda domina o território a ciência ateísta do século XIX, infundida em milhões de cabeças por um dilúvio de livros e brochuras populares.
[...] A propósito de iluminar as diversas correntes espirituais e religiosas, políticas e econômicas do presente, empreende-se neste livro a tentativa de mostrar que elas, querendo ou não, demonstram uma tendência imanente que aponta a uma só destinação. De preferência invocou-se o testemunho de autores não-católicos ou anticatólicos: os caminhos levam a Roma”.
Editora Auster
CEDET - CENTRO DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E TECNOLOGICO LTDA - EPP - CNPJ: 51.914.620/0001-77 © Todos os direitos reservados. 2025